quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Projecto Genoma Humano (PGH)

Em 2003, os trabalhos do PGH foram concluídos, tendo sido tal anunciado no mesmo ano seguido da palavra “sucesso”, especificando ainda que continha a sequenciação de 99% do genoma humano, com uma precisão de 99,99%.

Traduzindo, Projecto Genoma Humano (PGH) é uma espécie de dicionário de todos os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também de todas as sequências do DNA que não são genes, formando assim um “mapa” do genoma humano.

Deste modo, é possível saber-se o locus de cada gene e analisá-lo, sabendo a característica que lhe está inerente, isto é, descobrindo o que este codifica, se a cor dos olhos e qual, se uma doença ou até mesmo a dimensão de um nariz.



Muitos acham-no benéfico, outros discordam. Qual a tua opinião?

2 comentários:

Deméter disse...

Eu acredito que é benéfico.

Este projecto poderá permitir detectar e eliminar genes que codificam doenças, "extinguindo-as" aos poucos.
É, na minha opinião, uma descoberta muito importante e que deve ser bem estudada pelos médicos.

Algumas pessoas poderão querer tirar outro partido deste projecto, como escolher as características físicas dos seus descendentes, mas penso que não é esse o objectivo do PGH e, como tal, é um projecto benéfico se for usado conforme o estipulado.
carina

Anónimo disse...

Penso que o PGH pode trazer muitas vantagens ao ser humano no tratamento de doenças e até mesmo ao retirar genes que aumentam a probabilidade de certas doenças. Visto desta maneira só tem vantagens, claro. Mas também, o facto de conhecermos o nosso código genético também pode levar a uma discriminação por parte das outras pessoas...
A solução está em utilizar estas técnicas da melhor maneira possível, tentando evitar todas as consequências negativas que podem vir delas.
Rita